Núcleo de Metafísica

Você gostaria de melhorar algo no seu relacionamento? Não espere o outro mudar, descubra qual é a sua parte para tornar sua relação melhor e faça o amor dar certo.

Você está só? Descubra como conhecer pessoas e ficar pronto para um novo relacionamento.

www.nucleometafisica.com.br

contato@nucleometafisica.com

São Paulo
Av. Senador Casimiro da Rocha, 994 - Vila Mariana
Fone: (11) 2574-2815

Rua Jarinu, 611 - Tatuapé
Fone: (11) 94979-3502

Campinas
Rua Gil Vicente, 43 - Taquaral
Fone: (19) 99224-0023


quarta-feira, 9 de junho de 2010

Filme "Brilho Eterno de uma mente sem lembranças". Análise Metafísica – Vale a pena enfrentar o medo de lidar com o diferente

     O FILME MOSTRA, ATRAVÉS DE UM ROTEIRO CULT E UMA LINGUAGEM LÚDICA, QUE O SER HUMANO TENDE A SE IMPRESSIONAR COM AS DIFICULDADES DAS RELAÇÕES AFETIVAS E, MUITAS VEZES, ENCERRA RELAÇÕES QUE TERIAM TODAS AS POSSIBILIDADES DE SEREM ALTAMENTE SATISFATÓRIAS PELO “MEDO DO DIFERENTE”.

     QUANDO CLEMENTINE DIZ A JOEL QUE ELA SABE QUE ELA VAI ENJOAR DELE, PORQUE ELA SEMPRE ENJOA, ELE DIZ: “TÁ!”  É A ACEITAÇÃO PRESENTE NO AMOR VERDADEIRO (EU GOSTO DE VOCÊ APESAR DE VOCÊ ENJOAR DE MIM, E TAMBÉM POR CAUSA DISSO, AFINAL, ISSO FAZ PARTE DE VOCÊ. TALVEZ AMANHÃ VOCÊ MUDE, MAS, ENQUANTO NÃO MUDAR, É DE VOCÊ ASSIM QUE EU VOU GOSTAR).

     ADOREI O FINAL, QUE DEIXA A MENSAGEM QUE VALE A PENA CONTINUAR INVESTINDO NA RELAÇÃO, QUE APESAR DAS DIFICULDADES, EXISTEM MUITAS COISAS BOAS.

     ENQUANTO É FEITO O TRABALHO DE APAGAR AS LEMBRANÇAS DE CLEM NA MENTE DE JOEL, ELE PERCEBE MUITOS MOMENTOS DE TROCAS MARAVILHOSAS DE AFETO E ALEGRIA COM ELA.
     A MAIOR PARTE DAS PESSOAS TEM TENDÊNCIA A GRAVAR OS MOMENTOS DE BRIGA E DECEPÇÕES COM O PARCEIRO E OS MOMENTOS DE ALEGRIA E DE SENSAÇÃO DE PREENCHIMENTO TENDEM A PERDER O VALOR E FICAR ESQUECIDOS.
     ESSE É UM MECANISMO AUTOMÁTICO DE AUTODEFESA  DO NOSSO SUBCONSCIENTE. DIANTE DA AMEAÇA, FOCAMOS NO RUIM COMO FORMA DE NOS CONVERCERMOS QUE AQUILO QUE NOS INCOMODA É DE FATO RUIM E, PORTANTO, DEVEMOS NOS LIVRAR DAQUILO. VAMOS NOS CONVENCENDO, DIA APÓS DIA, FOCANDO EM DECEPÇÃO APÓS DECEPÇÃO, QUE AQUELA RELAÇÃO NOS PREJUDICA E DEVE ACABAR.

     A OUTRA PESSOA, COM SEU JEITO DIFERENTE É UMA AMEAÇA CONSTANTE POR DOIS PRINCIPAIS MOTIVOS:
 - TEMEMOS SER ARRASTADOS PARA VIVER SEGUNDO SUAS LEIS EM NOME DE MANTER O AMOR E A RELAÇÃO;
 – QUANDO VEMOS ALGUÉM VIVER DE FORMA DIFERENTE E ATÉ OPOSTA DAQUELA QUE ACHAMOS CERTA, FICAMOS INCOMODADOS, PORQUE ISSO  NOS MOSTRA QUE O QUE DEFINIMOS E BUSCAMOS DURANTE A VIDA INTEIRA PODE NÃO SER CERTO, OU AO MENOS NÃO SER A ÚNICA VERDADE. TENDEMOS A DEFENDER NOSSO ESTILO DE VIDA COMO ÚNICO E VERDADEIRO E O DIFERENTE É SEMPRE UMA GRANDE AMEAÇA. A ASSOCIAÇÃO QUE ESTÁ POR TRÁS DISSO E QUE NOS DÁ MEDO É “SE EU ESTOU ERRADO, TALVEZ EU SEJA UM “ERRO”, TALVEZ HAJA ALGO ERRADO COMIGO”.

     NAS CENAS EM QUE JOEL E CLEM VÃO ATÉ A INFÂNCIA DE JOEL VEMOS DE FORMA DIVERTIDA COMO O SER HUMANO É TRAUMATIZADO COM REJEIÇÕES SENTIDAS NA INFÂNCIA E COMO ISSO VEM À TONA DURANTE AS RELAÇÕES AFETIVAS.